domingo, 19 de abril de 2015

O PRIMEIRO DIA DE AULA

11/04/2015.

Hoje foi o primeiro dia de trabalho com as crianças do primeiro ano. 13h no pátio com seus familiares, segurando a mochilinha com seus cadernos, lápis de cor, borracha, lápis e tudo mais que um novo estudante tem direito. E principalmente um olhar curioso a tudo que cerca. Adolescentes desfilando para cima e para baixo contando as aventuras das férias, as crianças do segundo ano em diante matando a saudade dos colegas do ano anterior. Os pais ansiosos pelo primeiro dia de aula do filhx, querendo saber como será, o que precisa trazer de material e como será a nova professorA. Eis a surpresa: -- Um PROFESSOR para o primeiro ano? -- Tu que vais alfabetizar essas crianças? Pergunta a mãe cética. -- Sim, ficarei com eles até o final do ano. Mas o espanto continuou no semblante daquela mãe. 

Na sala, os olhos arregalados, corpos perdidos no espaço. Agora, cada um tem um lugar na sala. -- Pode sentar, essa carteira é sua! Me apresentei, distribui os crachás com os nomes e sentamos no chão para fazermos os combinados e ler a primeira história “A Chapeuzinho Amarelo”, a menina que tinha medo de tudo, mas quando descobriu que tudo não passava de fantasias entregou-se nas aventuras da vida. Hoje as crianças eram como Chapeuzinho Amarelo, e o lobo imaginário que causa medo era a escola, o professor, os colegas...

Aos poucos os dedos iam se levantando, os combinados sendo feitos, as opiniões sendo dadas e os conhecimentos prévios borbulhando, afinal todos sabemos alguma coisa, ninguém chega em branco no primeiro dia de aula do primeiro ano. Tudo precisa ser ensinado. – Tio, eu conheço essa história. – Tio não, eu sou professor!

-- Agora vou fazer a chamada. Vocês sabem o que é uma chamada? – Nãooo!! Expliquei que quem esta na sala diz: Presente! E quem faltou a turma avisa. Dos 25 só uns 5 disseram presente, os outros ou só levantavam o dedo ou sem saber o que fazer quando seu nome era chamado ficavam olhando com os olhos arregalados. A vontade de usar o caderno novo era enorme, queriam copiar alguma coisa do quadro. – Posso copiar as letras ali de cima? Aponta a menina para o alfabeto sobre a lousa.
Passeamos pela escola, conhecemos a sala informatizada, os banheiros, a biblioteca, o pátio, a sala da diretora, o refeitório... voltamos para sala, aula de inglês. 15h recreio, no refeitório uma menina com a boca cheia de bolacha pergunta: -- oh “pofessor” hoje vai ter deveres?

Aos poucos os pais iam chegando e levando as crianças. Nessa semana as aulas irão até as 15h, pois estamos em período de adaptação. Mas o primeiro medo de nossos chapeuzinhos amarelos foi superado. Todas as 25 crianças aguentaram bravamente o primeiro dia de aula. Nenhuma lágrima, mas muitos nós na garganta.

Para minha surpresa, um dos meninos mora na mesma rua que eu. Quando cheguei em casa ele saiu gritando – Vó vem ver meu professor!! Logo a rua inteira estava na janela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário